segunda-feira, 11 de abril de 2011

Artigo!

Estamos suuuuuuuper empolgados com esse blog!!!
Vai ser maarra gnt!!!
Hj...vamos postar um artigo que redigimos durante uma reunião do modulo II!!! Leiam e comentem....
Beeeijos



Os desafios da Educação

Muito se questiona a respeito da Educação no Brasil. Tanto em Escola públicas, quanto em escolas privadas. Mas, o que realmente buscamos e queremos repassar aos nossos alunos? Além do ensino da matemática, português e conhecimentos sociais, temos que suprir também a ausência da Educação familiar: valores, ética, respeito, comportamento. A responsabilidade é grande; a cobrança maior ainda. A sociedade de maneira geral cobra de nós professores, que sejamos excelentes profissionais, próximos a deuses. São dificuldades que todos os demais profissionais enfrentam no cotidiano, porém o professor, mesmo que com todas as dificuldades, devem estar à beira da perfeição. Se nos lembrar-nos, há algumas décadas, a valorização da escola pública era muito maior que em relação à escola privada. Havia uma super valorização do professor. O respeito e admiração eram surreais, e não se limitava apenas aos alunos e à comunidade escolar, mas por toda a sociedade. Além disso, devido às dificuldades da época, como o acesso à escola, os alunos encaravam a possibilidade de estudo, como uma grande oportunidade de aprendizado, de crescimento pessoal e profissional. Não se preocupavam somente em estudar para passar de ano ou entrar no vestibular, mais para conhecimento que levariam por toda a vida.
O que vemos hoje é totalmente o oposto do que encontrávamos há alguns anos. A desvalorização da escola e principalmente do professor e predatória. Talvez pelas Leis dos governos tanto estadual quanto federal, que nos cobra apenas resultados, para satisfação em pesquisas eleitorais.
Mas afinal o que buscamos, educação digna para nossos alunos ou apenas índices para estabelecer metas de governos? O que mais encontramos em veículos de comunicação, são críticas sobre os modos de ensino adotados e métodos de aprendizado da escola.
Talvez se cada Escola tivesse autonomia para ditar suas regras e diretrizes, obteríamos mais resultados. Pois cada Escola possui uma realidade professores, alunos, pais...enfim toda a comunidade escolar. A palavra chave para mudar esse quadro é ousadia! Ousadia para mudar e aí sim, alcançarmos resultados. Como professores, podemos afirmar com toda a certeza. Nosso maior resultado seria formar pessoas de bem! Que teriam orgulho do seu passado, para assim fazer historia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário