sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Glúten

Oii gentee....tdo bem com vcs???
Que frio é esse hein??? Ainda bem que o fds tá chegando!!!

O post de hj foi inspirado nos alunos do 3° Ano, já que a dúvida surgiu deles, mas que interessa à todos!!!

Muitos de vcs, senão todos, já devem ter observado em algum produto, a identificação “Contém Glúten” ou “Não Contém Glúten”.

MAIS AFINAL DE CONTAS...O QUE É O GLÚTEN????

Essa determinação de identificar se o produto contém ou não Glúten, foi instituída pela Lei Federal N° 8.543 de 23 de Dezembro de 1992 – Determina a impressão de advertência em rótulos e embalagens de alimentos industrializados que contenham glúten, a fim de evitar a doença celíaca ou síndrome celíaca”.

O glúten é uma proteína encontrada em quatro tipos de alimentos. Esses alimentos são o trigo, a cevada, incluindo o malte que é um subproduto da cevada, a aveia e o centeio. É ele que dá elasticidade e ajuda a massa a crescer. Porém é considerada uma proteína de difícil digestão. Qualquer receita ou produto alimentar que apresenta, na composição, um desses alimentos, vai possuir o glúten mesmo que em pequenas quantidades. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, o que acarreta em prejuízos para a saúde. Essa doença é chamada de doença celíaca.

A doença celíaca é uma desordem do sistema imunológico que provoca danos na mucosa do intestino delgado. O intestino delgado possui vilosidades, algo semelhante a pregas, que faz com que a área de absorção de nutrientes obtidos através da alimentação seja maior. O intestino do celíaco que ingere glúten apresenta uma diminuição das vilosidades, acarretando na dificuldade de absorção de nutrientes, principalmente gordura, cálcio, ferro e ácido fólico.

Os principais sintomas são:
- diarréia; gases; vômito; perda de peso; fome intensa; fraqueza; fadiga; ausência de menstruação; infertilidade; irritação; depressão.

Devido à má absorção de nutrientes, algumas conseqüências podem surgir em celíacos:
- osteoporose; anemia; infertilidade; defeitos no nascimento; deficiência no crescimento em crianças.



Bom fds à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário