sexta-feira, 13 de maio de 2011

ALERTA: Obesidade Infantil

Oi gente...hj o assunto é sério, mas que serve de alerta à todos!
Quando se fala em obesidade infantil, os números são alarmantes. As dobrinhas que antes agradavam à família, hoje preocupam as autoridades mundiais em saúde. A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) estima que o número de crianças obesas do Brasil cresceu 240%  nas últimas duas décadas. O problema já é considerado epidemia mundial.
Toda essa preocupação tem sentido. A obesidade acarreta uma série de problemas graves de saúde. Entre a lista de conseqüências dos quilos a mais estão o diabetes tipo II - até então encontrado só nos adultos -, a hipertensão, os altos índices de colesterol e a síndrome metabólica, que resulta de uma associação de fatores de risco que aumenta as chances de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

O cardápio básico do brasileiro – composto de arroz, feijão, bife e salada – está ficando para trás. Hoje as opções são os pratos rápidos, comida congelada e, para quem tem ainda mais pressa, o chamado fast food.
A recomendação é de que haja no prato, diariamente: verduras, frutas e legumes, no almoço e no jantar.
Não é preciso ser radical e abolir todas as guloseimas de que os pequenos tanto gostam. Os especialistas indicam o bom senso como a melhor alternativa. Doces, lanches e refrigerantes podem ser consumidos, mas com pouca freqüência e em quantidades limitadas.
Outro hábito que ajuda os pequenos a manter os ponteiros da balança lá em cima é a falta de atividade física. Precisam correr, pular, andar de bicicleta, patins e passar tardes brincando com outras crianças..
A ‘geração videogame’ é a grande candidata a formar uma legião de pessoas obesas – que preferem o computador a uma bola de futebol – e com uma série de problemas tanto de saúde física, quanto de mental. E as estatísticas comprovam: 80% dos adultos obesos foram crianças obesas.
Portanto pessoal, orientem as pessoas próximas para ajudarmos a construir uma sociedade mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário