segunda-feira, 30 de maio de 2011

Temas que podem cair no vestibular!

Olá meus queridos alunos...hj o post é especialmente para os alunos que irão prestar vestibular, mas que serve de informação para os demais alunos. Busquem sempre se informar sobre os assuntos que estão acontecendo no mundo por meio de jornais, revistas, noticiários. Interação com o mundo, é fundamental para um bom diálogo, afinal de contas, é nosso dever nos informarmos para que desenvolvemos um senso crítico e com opnião fundamentada, sobre o que está acontecendo na nossa cidade, no país e no mundo! Novidades na ciência, mudança de comportamento da sociedade, política, segurança pública, são temas que sempre estão na mídia. É suuuper inportante buscar essa informação, não só na redação, mas também nas questões de geografia, história, sociologia.
Veja seis temas que podem aparecer nas provas deste do ano.

01 - Terremoto no Japão
A tragédia é presença garantida nos vestibulares. O tremor de 9 graus na escala Richter e o consequente tsunami que arrasaram a costa nordeste do país, causando a mais grave crise nuclear desde o desastre de Chernobyl, há 25 anos, abrange vários assuntos: da química à história, passando pela biologia, física e geografia. É, assim, um prato cheio para questões interdisciplinares. Entre outras abordagens, o tema pode suscitar a discussão sobre energia nuclear. É bom estar preparado para responder perguntas sobre radiação, impactos ambientais e dependência energética. O assunto pode estimular também temas de redação

02 - Censo demográfico
No primeiro censo, o de 1872, o Brasil tinha 9,93 milhões de habitantes. A economia era agrícola e movida a mão de obra escrava. No censo mais recente, realizado em 2010 e divulgado no começo deste ano, descobre-se que a população se multiplicou por vinte, chegando a 190.755.799 habitantes. A economia se diversificou e a riqueza nacional cresceu cem vezes. Dados como esses costumam chamar a atenção dos examinadores. Eles abrem a oportunidade para a discussão de temas como urbanização e janela demográfica – ambos podem aparecer também como tema de redação. Atenção para a presença de gráficos e tabelas.

03 - Revoltas no Mundo Islâmico
A onda de protestos que varreu do poder o tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak alcança o norte da África e diversos países do Oriente Médio. A agitação em países como Síria e Líbia deve motivar questões conceituais sobre a região. Em história ou geografia, perguntas sobre democracia, cultura islâmica e religião podem aparecer nas provas. O ditador líbio Muammar Kadafi deve ficar de fora dos exames, mas os movimentos recentes servem de pretexto para a discussão sobre a região.

04 - Conquistas femininas no Brasil
Pela primeira vez em sua história, o Brasil é presidido por uma mulher: a mineira Dilma Vana Rousseff. A eleição deve ganhar pouco destaque nos vestibulares. Mas é preciso ficar atento: é possível que o assunto seja abordado a partir do ponto de vista das conquistas da mulher na sociedade brasileira.

05 - Morte de Osama Bin Laden
"A justiça foi feita". Foi assim que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do homem mais procurado do planeta, o terrorista mais famoso da história e mandante do maior atentado já executado no mundo: o 11 de Setembro. Bin Laden foi morto em uma operação militar realizada nos arredores de Islamabad, capital do Paquistão. O episódio traz à tona discussões sobre o terrorismo como ferramenta política, além de suscitar discussões sobre Guerra Fria e Guerra do Golfo.

06 - Novo Código Florestal
Semana passada só deu isso nos noticiários. A votação do novo Código Florestal rendeu muitas notícias não só pela questão ambiental, mas também pelo reboliço político e quebras de bases (que eram aliadas e passaram a ser oposição). Meio ambiente é um tema recorrente nos exames, é prudente estar atualizado sobre a questão. Além de dividir opiniões de ruralistas e ambientalistas, o assunto não é consensual nem dentro do próprio governo e permanece nebuloso para a sociedade civil.

INFORMAÇÃO É TUDO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário