segunda-feira, 23 de maio de 2011

Redação: um diferencial!



Quem vai fazer vestibular já sabe: a redação tem um peso enorme para uma boa classificação. Só que, para a maioria dos candidatos, não é tão fácil ter inspiração e redigir um bom texto. Por isso, é importante dedicar um tempo de estudo e preparo para realizar uma boa redação.

COMO COMEÇAR
O primeiro passo a seguir é ver o tipo textual que foi pedido no enunciado. Os mais comuns são o dissertativo, que reúne argumentos sobre uma idéia central, e o narrativo, que conta uma história. Entre esses, o dissertativo é o mais pedido.
O aluno poderá receber fragmentos de texto para analisar e emitir uma opinião. Neste caso, ele deve ler os textos com atenção para tirar as informações principais e decidir qual será seu ponto de vista. Esse ponto de vista deve estar na introdução.
 
DESENVOLVIMENTO
Em seguida, o candidato deve escrever os parágrafos do desenvolvimento, com argumentos para fundamentar os pontos de vista que está defendendo. Pode-se usar exemplos, pesquisas sobre o tema, etc. Para conseguir informações e ter de fato uma opinião, o grande segredo é estar atualizado. Ler revistas informativas, jornais e estar conectado com o mundo para ter melhores argumentos para discutir.

Outra dica, é não esquecer de abordar a questão social respeitando a defesa dos direitos humanos. O ponto de vista do autor da redação não pode ser contra direitos básicos como o da liberdade de expressão ou da liberdade religiosa, mesmo que ele professe um credo ou uma fé que seja contra esses preceitos.

TREINO
Fazer exercícios de redação é a melhor maneira de se preparar para a prova, porque estruturar um texto é principalmente uma questão de treino.
Depois que terminar a composição, o aluno deve fazer uma revisão ortográfica e verificar se a caligrafia está legível.

O QUE EVITAR:
• Clichês
• Gírias
• Frases feitas
• Modelos de redação de cursos
• Frases muito longas

Nenhum comentário:

Postar um comentário